Piscamos e 2023 já está acabando, um ano cheio de desafios, mas sem dúvidas, para a Ambidestra, um ano de muito aprendizado, evolução e conquistas também.
Em nossa 6a temporada do podcast Ambidestra, ao longo de 08 episódios, tivemos o prazer de trocar com intraempreendedoras um pouco sobre como elas colocam a Ambidestria na Prática em grandes organizações como Unilever, Natura, Nestlé entre outras.
Cada um dos encontros nos ensinou sobre a importância de sermos os verdadeiros agentes da transformação e como criar movimentos práticos para fazer a ambidestria acontecer.
Mas afinal, o que é ambidestria organizacional?
Ambidestria é a habilidade organizacional de alcançar eficiência operacional enquanto busca inovação. Em um ambiente de transformações rápidas e avanço tecnológico, empresas buscam mesclar flexibilidade e inovação de startups com um modelo de gestão que assegure resultados consistentes e escalabilidade.
A implementação desse modelo requer uma visão abrangente e sistêmica, focando em três elementos fundamentais: estratégia, cultura e processos. Cada um desses pilares foi abordado com casos de sucesso, lições e reflexões inspiradoras pelas convidadas:
- Renata Lamarco, executiva de marketing, conta no episódio 45 como implementou a estratégia ambidestra na Bloomin´ Brands durante um período muito desafiador, onde o core business precisava ser cuidado, mas não deixaram de mirar o futuro e identificar oportunidade que mudaria todo o jogo, em plena pandemia.
- No episódio 48, Raquel Albernaz, contou como desenvolveu um olhar para os dados e necessidades humanas do consumidor na gigante Nestlé, em uma conversa inspiradora, ela sala o que de fato é estratégia centrada no cliente e como isso pode, no final do dia, endereçar suas dores de forma muito mais genuína.
- Assim como em Bloomin`Brands, Gisselle Ruiz Lanza , diretora geral da Intel para a América Latina, dividiu conosco importante momento de transformação da organização em meio a pandemia. A Ambidestra teve o prazer de atuar nesse processo com o time da Intel, e no episódio episódio 50 ela nos conta o quanto a visão sistêmica nesse processo foi essencial.
- No episódio 44 Erika de Godoy falou sobre agilidade, e como a cultura e pensamento ágil se tornou tão presente na cultura da Natura, criando um ambiente seguro, onde as pessoas podem colocar suas ideias, sem medo de julgamentos, sem medo de errar.
- Claro que o tema diversidade e humanização foi pauta de um de nossos episódios, que foi um episódio especial, recebemos duas executivas: Joana Adissi e Sarah Bonadio que contam um pouco sobre como a Sanofi trata temas ESG de maneira genuína dentro da organização, no episódio 47 elas dão uma aula sobre Lideranças Humanizadas.
- Tivemos conosco, no episódio 49, Roberta Pate , nos encantou contando sobre a cultura do Spotify, organização referência quando o assunto é inovação, em nosso papo, ela nos conta um pouco mais como mesmo Spotify tendo tornado-se essa gigante, de capital aberto, ainda mantém em sua essência a cultura de Startup, que é o que traz toda camada inovadora para a marca, promovendo ambientes de trabalho produtivos e leves.
- No episódio 46, recebemos Cecília Simões Varanda , Innovation Manager na Unilever, e nesse episódio dividiu conosco como notou algumas similaridades entre as dores das mais diferentes áreas, e como ter tido esse olhar, mudou o jogo, aproximou e impulsionou a criação de um Hub de Inovação, a Garagem Unilever.
Preparamos um ebook especial, com dicas práticas coletadas ao longo de nossa 6a temporada para te ajudar na sua jornada de Ambidestria, clique aqui, baixe o seu e compartilhe!
Não deixe de conferir cada um dos episódios na íntegra no seu player favorito.
Até a próxima,
Lili e Didi