Marketing Ambidestro: desenvolvendo times protagonistas para construir negócios à prova de futuro 

Confira os insights valiosos da pesquisa feita com 30 CMOs das principais empresas do Brasil sobre o estado atual do marketing em suas organizações.

Cerca de um por cento das pessoas nascem com a capacidade de usar as duas mãos, os chamados “ambidestros”. Mas o que isso tem a ver com negócios, e especialmente, com o marketing? Para lidar com os desafios inerentes ao mundo dos negócios que está em constante evolução, os profissionais de marketing dos novos tempos precisam se tornar ambidestros e desenvolver habilidades que suportem o equilíbrio entre eficiência e inovação.

Em uma pesquisa realizada pela Ambidestra, em parceria com a Makers, a maior comunidade de Chief Marketing Officers (CMOs) do país, 30 executivos, das principais empresas brasileiras, revelaram o estado atual do marketing em suas organizações. Mas será que estas empresas estão aplicando as melhores práticas para desenvolver times protagonistas, capazes de construir negócios à prova de futuro? O levantamento avaliado dentro dos eixos de ambidestria, revelou insights essenciais sobre a necessidade de um “marketing ambidestro”, onde a eficiência e a inovação caminham lado a lado e equilibram os modelos diretivos e colaborativos para enfrentar os desafios em um ambiente de negócios dinâmico.

Destacamos alguns insights sobre os resultados e deixamos algumas reflexões e dicas para que você e seu time também possam se desenvolver para serem um marketing cada vez mais ambidestro!

Os principais pontos de oportunidade são na forma de ATUAÇÃO e modelos de PLANEJAMENTO dos times de marketing.

  • Os times de marketing trabalham no modelo mais DIRETIVO do que COLABORATIVO. Embora seja muito importante estabelecer direção e clareza, bem como ter um acompanhamento frequente de indicadores, construir redes colaborativas internas e externas aumenta as capacidades de resolver problemas complexos e a criatividade para gerar alternativas, além de resultar em times mais engajados.
  • Existe espaço para que os times construam seus planejamentos com habilidade mais VISIONÁRIAS, indo além somente da leitura do contexto atual para imaginar o futuro e procurar maneiras novas e inovadoras de alcançar seus objetivos.

Destaque positivo para as habilidades de EXCELÊNCIA.

  • Os times de marketing equilibram bem a obstinação pela entrega da melhor solução, enquanto também testam e aprendem rapidamente e têm adaptabilidade para mudar a rota caso necessário.

> Como desenvolver um time mais VISIONÁRIO, que tem capacidade de imaginar o futuro e se inspirar a partir de uma visão, sem se fixar nas atividades de como chegar lá?

Pergunte-se:

1. Foi estabelecida colaborativamente uma visão inspiradora e ambiciosa? Isso é chave para motivar o time em seus comportamentos e ações.

2. Existe um processo sistemático para monitorar ativamente as tendências? Aproveitando as oportunidades emergentes, as soluções geradas melhor atendem às necessidades dos clientes e se destacam da concorrência.

3. A experimentação e a busca por soluções criativas é encorajada? Quando o “conhecido” é questionado com frequência, o processo de aprendizagem é maior, gerando melhores resultados.

> Como atuar para gerar ainda mais COLABORAÇÃO, construindo processos e estruturas para criação de valor a partir da colaboração com um ecossistema externo, entre times e firmando alianças internamente?

Reflita:

1. Como está o nível de confiança entre os membros do time? É mais provável que suas equipes compartilhem ideias e trabalhem juntas quando se sentirem confortáveis ​​e tiverem a chance de construir relacionamentos.

2. Existem metas comuns a serem alcançadas? Com isso, as pessoas serão estimuladas a trabalharem em conjunto, sem competir entre si.

3. A empresa tem investido em ferramentas que fortalecem a colaboração? Podem ser tanto tecnológicas, quanto estruturas e processos (ex : cultura ágil).

> Boas práticas para um time ACELERADOR, garantindo que todos trabalhem com foco em testar e aprender rapidamente e tenham adaptabilidade para mudar a rota caso necessário?  

1. Substitua planejamentos anuais rígidos por experimentos onde parte do tempo e do recurso devem ser alocados para testar coisas novas.

2. Elimine processos autocentrados e incorpore o cliente no centro, melhorando sempre a partir dos seus feedbacks.

3. Evolua de soluções que atendem a todos para uma abordagem de soluções mais personalizadas, que, com apoio da tecnologia, conseguem entregar mais valor para os clientes.

> Como ter uma atuação DIRETIVA, gerando clareza do que deve ser feito e acompanhando indicadores com frequência?

1. Comunique os objetivos e metas do time de forma clara e assertiva.

2. Abra espaço para ouvir o time sobre suas percepções com relação ao contexto e resultados possíveis, bem como desafios e oportunidades ao longo do caminho.

3. Tenha ferramentas disponíveis para acompanhar os resultados de forma simples, rápida e fácil e garanta que haja transparência neste processo.

O Marketing Ambidestro introduz um novo paradigma organizacional, e empresas que o adotam estão melhor posicionadas para enfrentar as rápidas mudanças no mercado, garantindo que não fiquem obsoletas. E o seu marketing, já é ambidestro? Clique aqui para participar da pesquisa!

Até a próxima,

Lili e Didi

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Inscreva-se

Cadastre-se e fique por dentro das novidades: [wpforms id="609"]