Por Lilian Cruz e Andrea Dietrich
O ‘World Creativity Day’ (WCD) é o maior movimento colaborativo de criatividade do mundo e aconteceu de 19 a 21 de abril com atividades gratuitas em 52 municípios brasileiros.
As ambidestras estiveram por la levando o workshop Mindset Lab – Hackeando a nossa própria mente para pensar diferente – com conteúdos sobre mindsets, inovação, neurociência e aplicação de diferentes técnicas baseadas em neurociência para que os participantes exercitassem seus cérebros criando novas conexões.
“Estamos muito felizes por termos participado deste movimento em prol da criatividade”, comenta Lilian Cruz, cofundadora da Ambidestra .
Em alguns minutos pudemos ver a potência do encontro, onde saíram ideias incríveis!
Grupos de trabalho no WCD trocando e somando ideias
Muitas pessoas se sentem limitadas em seu potencial criativo especialmente quando estão presas na rotina do dia a dia, mas existe um caminho e o que elas precisam experimentar são novos modelos de pensamentos e comportamentos.
“Para isso, é necessário criar hábitos cotidianos que estimulem o cérebro e é isso que apresentaremos durante o Mindset Lab”, afirma Andréa Dietrich , cofundadora da Ambidestra.
Por isso, no dia 21 (no próprio dia da criatividade) convidamos nossa rede a colaborar com dicas práticas de como aplicam a criatividade no dia a dia.
Confira abaixo 8 dicas imperdíveis:
- Estar com a Natureza: O contato com a natureza estimula os sentidos, reduzindo o estresse e promovendo uma conexão mais profunda com o mundo ao nosso redor.
- Movimentar o corpo: A atividade física não só beneficia a saúde física, mas também proporciona um ambiente mental propício para o surgimento de novas ideias e soluções inovadoras.
- Ouvir música (Músicaterapia): A música pode ter vários benefícios para os processos criativos, ajudando a estimular um ambiente mental propício para a inovação e expressão, e melhorar a concentração e o foco.
- Fazer pausas: As pausas permitem que a mente descanse, reflita e se abra para novas ideias e perspectivas, criando um ambiente propício para o pensamento criativo e inovador.
- Conectar conisgo mesmo: Um momento com a gente mesmo pode inspirar ideias autênticas, promover o equilíbrio emocional e aumentar a resiliência, contribuindo para um trabalho criativo mais significativo e impactante.
- Praticar a arte: Os processos artísticos promovem a expressão pessoal, a exploração de novas ideias e a resolução de problemas de forma original.
- Cozinhar: Estimula a experimentação, expressão pessoal, além de proporcionar uma experiência sensorial rica e uma conexão com diferentes culturas, contribuindo para uma mente mais aberta e criativa.
- Aprender coisas novas: Estudar, ampliar conhecimento, colocar ensinamentos em pratica e aprender com os erros são aspectos fundamentais para estimular a criatividade pois estimulam a curiosidade, flexibilidade mental, resiliência e inovação.
A partir da neuroplasticidade é possível ampliar as conexões neurais dando mais espaço para o novo.
“O que precisamos é treinar e experimentar novas possibilidades de aprendizagem, abrindo mais espaço em nosso cérebro para isso”, Renata Taveiros de Saboia .
Até a próxima,
Didi e Lili