Para abrir os caminhos de chegada da 7a temporada do Podcast Ambidestra, a Comunidade Ambidestra participou de um encontro para uma rica troca com Igor Cardoso, Diretor de Estratégia do IFood. Ele nos inspirou trazendo um pouco sobre a trajetória da organização que tem a ambidestria como pilar de sua cultura.
Nunca foi tão crucial para as organizações gerirem mudanças de maneira eficaz. Nesse cenário, a mudança comportamental se destaca como um fator chave. A nova temporada vai explorar os desafios e os insights de uma gestão de mudança.
Confira por aqui um pouco do que rolou no papo.
UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO…
Fundada em 2011, transformou-se na maior plataforma de delivery de comida da América Latina. Com uma trajetória de crescimento impressionante, chegando à marca de 100 milhões de pedidos por mês. A empresa é um exemplo de organização ambidestra, integrando a capacidade de explorar novas oportunidades enquanto explora eficientemente seus negócios principais.
PARA MUDAR, É PRECISO COMEÇAR
Assim como para muitas organizações, a pandemia foi o momento de maior aceleração para o iFood, existia uma responsabilidade e preocupação em manter seus parceiros ativos, quando muitos tiveram que fechar seus estabelecimentos. Com isso, foi preciso repensar constantemente as estratégias: migraram de um planejamento com visão para 3 anos, para um planejamento que era revisado a cada 3 meses. Estas revisões acompanhavam mudanças organizacionais e reorganização de times de acordo com as prioridades e necessidades que o mercado apresentava.
UM MODELO DE GESTÃO VENCEDOR PARA MUDANÇAS RÁPIDAS…
Para Igor, existem 3 grandes chaves de sucesso para navegar em mares turbulentos. São eles:
1-) CONTEXTO:
No iFood, a visão de futuro é fundamental. Buscam antecipar tendências e mudanças no mercado, preparando-se para responder rapidamente. Ao trazer contexto sobre as mudanças iminentes, conseguem preparar suas equipes para os momentos de virada, garantindo que todos estejam alinhados com a direção da empresa.Afinal, ter uma visão clara e compartilhada do futuro permite às organizações se manterem um passo à frente
2-) DISCIPLINA E FOCO:
Focar em poucas e boas iniciativas é o ideal. Ao estabelecer prioridades claras e iniciar com pequenos movimentos, a empresa garante que seus esforços sejam direcionados de maneira eficaz, evitando a dispersão de recursos, trazendo execução precisa e resultados mais impactantes.
3-) COMUNICAÇÃO:
É a cola que mantém todos os membros da organização alinhados. Comunicar as mudanças de forma transparente e frequente garante que todos saibam o que esperar e como contribuir, aumentando o engajamento e gerando melhores resultados.
UMA CULTURA QUE FOMENTA A AMBIDESTRIA
Para ser um “FoodLover”, o IFood busca pessoas fora do comum: disruptivas, engajadas e apaixonadas por construírem coisas incríveis, que têm fome de desafios, de inovação e vontade de mudar o mundo.
>> Ter Alma de Empreendedor e “Mentalidade de Dono”
Cada colaborador é incentivado a pensar e agir como se fosse dono do negócioassumindo responsabilidades, buscando oportunidades de melhoria contínua e tendo um forte senso de compromisso com os resultados da empresa.
>> Muita Disciplina e Foco no Acompanhamento de Metas
Através de ritos periódicos e disciplinados, todos ficam alinhados e comprometidos com os objetivos da empresa criando um ritmo operacional que ajuda a manter a consistência e a responsabilidade.
>> Testar, Errar e Mudar de Forma Simples e Rápida
A cultura de inovação é construída sobre a ideia de que o fracasso é uma parte natural do processo de desenvolvimento. Ao encorajar a experimentação e a iteração rápida, o iFood consegue adaptar-se às mudanças do mercado e introduzir novas soluções com agilidade.
Uma das estratégias que impulsionam essa capacidade de mudar rápido é o modelo de jetskis, que facilita a criação e implementação rápida de novas ideias.
As equipes de jetskis são multidisciplinares e compostas por poucos membros, com alguns comportamentos específicos como coragem e espírito desbravador. Elas têm a autonomia necessária para tomar decisões rápidas e iterar sobre suas ideias sem a necessidade de aprovações extensas.
A ideia é botar pra rodar sem medo, testar hipóteses, coletar feedback e trazer ajustes necessários de maneira ágil. As ideias bem-sucedidas são escaladas e incorporadas à operação principal.
>> Fomentar um Ambiente de Transparência, Colaboração e diversidade
A transparência promove a confiança e o alinhamento dentro da organização, enquanto a diversidade de equipes traz perspectivas variadas que enriquecem a tomada de decisões e a criatividade. Para o iFood, um ambiente colaborativo facilita a troca de ideias e a construção conjunta de soluções.
Demais, não acharam? Ao cultivar essa mentalidade empreendedora, manter um foco disciplinado em resultados, incentivar a inovação ágil e promover um ambiente inclusivo e colaborativo, o iFood está bem posicionado como uma organização genuinamente ambidestra.
Bateu inspiração? Não perca a 7a temporada do Podcast Ambidestra que está chegando! Ela será dedicada a temas relacionados à gestão da mudança e organizações que aprendem, com papos inspiradores sobre como as organizações estão se preparando para o futuro dessa nova era.
“PARA MUDAR, É PRECISO APRENDER
PARA APRENDER, É PRECISO MUDAR”
– Peter Senge
Até breve,
Lili e Didi